Casamento: Nome de Casada x Nome de Solteira

LINKS PATROCINADOS
LINKS PATROCINADOS

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos das nossas noivas é quanto a alteração do nome de solteira para o nome de casada.

Segundo a lei civil vigente no Brasil, a nubente pode acrescentar o sobrenome do marido a seu nome, porém sem retirar nenhum de seus nomes de batismo. Da mesma forma, o nubente, se desejar, também pode acrescentar o sobrenome de sua esposa ao seu nome, sem retirar qualquer um dos seus legítimos nomes.

Ou seja, tanto o homem quanto a mulher podem (ou não) acrescentar o sobrenome do outro ao seu. A lei antiga não permitia que o homem pudesse acrescentar o sobrenome da esposa, mas agora está na lei a opção de escolha. Essa decisão de alterar o nome de casados após o casamento deve ser definida até o dia da realização do matrimônio, quando assinarem os papéis.

Se os noivos acrescentarem o nome do outro, deve-se fazer a troca de todos os documentos, como  o CPF, título de eleitor, de habilitação (CNH), carteira de identidade, assinaturas de bancos, etc. Para isso, basta levar a certidão de casamento em todos os orgãos responsáveis.

LINKS PATROCINADOS

Leia mais:

Atualizações por email

Receba todas as dicas do Noivinha Feliz gratuitamente no seu e-mail, de forma prática e rápida. Fique sabendo sempre que novos textos forem publicados. Para isso, cadastre seu e-mail no campo abaixo:

Delivered by FeedBurner

77 Comentarios em “Casamento: Nome de Casada x Nome de Solteira”

  1. Didi Says:

    Boa tarde!
    Agora fiquei com uma duvida…. e quando o nome da noiva é muito grande?
    Por exemplo, eu tenho dois sobrenomes da minha mae, mais dois sobrenomes do meu pai e queria ter o sobrenome do meu futuro marido, mas acho que vai ficar um carnaval no meu nome… Nesse caso não poderia excluir pelo menos um dos sobrenomes para incluir o outro?
    Obrigada!

  2. Ana Says:

    Sim voce pode, eu fiz isso.

  3. Daniela Damascena Says:

    Oi Eu tenho dois sobrenomes um da minha mãe e outro do meu pai e vou me casar em julho e queria saber se posso tirar o sobrenome do meu pai e ficar apenas com o da minha mãe e de meu marido?

  4. Carla Buhatem Says:

    tenho uma dúvida: não vou retirar nenhum nome da minha parte, porém quero acrestar o do meu futuro marido, porém não o último nome dele e sim o sobrenome que vem após o nome dele, pode?

  5. Tatiana Says:

    Tenho uma dúvida tambem, o que acontece se eu escolher adicionar o sobrenome do meu marido e não trocar os documentos?
    tem alguma punição?

  6. Cris Says:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se posso tirar o sobrenome da minha mãe e ficar só com o do meu pai e acrescentar do marido?

  7. ana maria Says:

    Meu casamento será só no civil,mas desejo receber alguns amigos e familiares e fazer um coquetel em minha casa.
    Gostaria de sugestões para isso.
    aguado
    tara,
    Ana.

  8. valquiria Says:

    meu sobrenome de casada ficou silva, mas meu marido é da Silva. Gostaria de saber se mesmo agora que já casei e passei a me chamar Silva se posso modificar para da Silva.

  9. karla Says:

    ola vou casar e quero tirar o sobrenome do meu pai e ficar so com o da minha mae e acrescenter o do meu esposo. posso fazer isso?

  10. margarida p. lima Says:

    sou casada ,mas gostaria de permanecer com o meu sobrenome de solteira,tem algum problema?me responda

  11. livia Says:

    vou casar mas não vou pegar o sobrenome do meu noivo, então não vou precisar d tirar novos documentos?

  12. fanubia schleper Says:

    olá! boa noite,
    gostaria de tirar uma dúvida, meu sobrenome como podem ver é schleper, o qual herdei de um casamento no exterior, me divorciei mas não pude retira-lo, agora vou me casar e gostaria de saber se posso retirar…o sobrenome do ex.

  13. keila Says:

    Olá vou casar em dezembro e eu gostaria de retirar o meu ultimo sobrenome que é de meu pai, e quero ficar so com o sobre nome de minha mae e de meu noivo, posso? Qual a lei vejo isso? Obrigada

  14. Ana Says:

    Olá, uma duvida, meu nome é um pouco grande e eu queria adicionar o sobrenome do meu namorado/futuro esposo, só que além de ficar grande, ficaria estranho, pois o sobrenome dele é finlandês, tem como tirar o noma da minha mãe e deixar soh o do meu pai e o do meu namorado?

  15. Fabiana Says:

    Olá

    Vou me casar , quero saber se posso acrescentar o nome do meio do meu marido ao meu, o nome dele é lucas pereira pinto, quero saber se meu nome pode ficar fabiana lopes pereira?

  16. Hayná Bagagini Says:

    Meu nome é Hayná Aparecida Bagagini dos Santos, vou me casar no começo de 2012. Sei que o ”dos Santos” poderei substituir pelo sobrenome do meu marido, mas me sinto constrangida pelo “Aparecida”, é questão de religião. Por este motivo há possibilidade de sua retirada ao casar?

  17. Hugo Says:

    meu filho casou, mas acrescentou ao nome da noiva o sobrenome da mãe dele e não ao do pai dele. Gostaria de saber se pode ser

  18. LUCIMAR Says:

    sou casada há 8 anos e sempre fui obrigada a carregar um sobrenome que da qual me envergonho muito,,mas agora resolvi lutar para retirar o que devo fazer?pois eu odeio esse sobrenome que me trás tristes recordações…por favor me orientem e me ajudem…o sobre nome é “” bezerra”"” éle é do meu pai que do qual eu o odeio profundamente…..

  19. opatricia Says:

    ola gostaria de saber se eu posso tirar o meu segundo nome quando eu for casar pois meu nome completo é
    patricia de jesus pereira e queria colocar o sobre nome do meu marido entao ele ficaria assim
    patricia pereira de moraes será que posso fazer isso ??? por favor me responda ….

    desde ja mto obrigada

  20. JANE Says:

    Tenho uma dúvida tambem, o que acontece se eu escolher adicionar o sobrenome do meu marido e não trocar os documentos?
    tem alguma punição?

  21. kellen cristina Says:

    olha sou casada e adiquiri o sobrenome do meu marido, so que agora queria tirar ele.
    é possivel fazer isto mesmo estando casada com o mesmo,
    queria ter meu nome de solteira novamente…
    posso ? e como fazer?

  22. Aline Says:

    Olá, casei há 6 meses e aceitei os dois sobrenomes do meu marido, mas agora percebo a besteira que fiz porque meu nome ficou muito grande: 6 nomes e na hora de assinar tenho que reduzir os sobrenomes que sempre me identificaram. É como se eu perdesse minha própria identidade. Por favor, me orientem quanto a retirar os sobrenomes do marido. Quero voltar a ser a mesma de antes: a me sentir bem comigo mesma. Sinto-me constrangida quando alguém me chama pelo sobrenome dele e agora vejo essa aceitação dos sobrenomes como uma empolgação do momento, sem imaginar as consequências e essa sensação de perda de identidade. Por favor, me ajudem! Ainda não mudei meus documentos e nem vou mudar. Se tiver de mudar alguma coisa, será a Certidão de Casamento. Desde já, agradeço! Aguardo uma ajuda de vcs (luz no fim do túnel).

  23. Irene Rodrigues da Silva Says:

    Gostaria de saber se tipo eu me casei dia 19-06-2010 e não mudei meu nome agora pensando melhor gostaria de ter o nome do meu marido sera que posso fazer esta alteração

  24. cibele terezinha de souza Says:

    Olá gostaria de saber se qndo eu me casar posso tirar o nome terezinha e incluir o sobrenome do meu marido por favor me ajudem

  25. Amanda Says:

    Olá gostaria de saber se posso acrescentar apenas o nome do meio do meu futuro esposo. Por exemplo: meu nome é Amanda da Silva e o dele Alexandre Zanella Santos. Gostaria de saber se posso ficar como Amanda da Silva Zanella, snedo que este é o nome da mãe dele…ou devo acrescentar tudo Amanda da Silva Zanella Santos…

  26. natalya Says:

    ola gostaria de saber se posso tira dois sobrino pra coloca o do meu futiro esposo
    meu nome é natalya p…. ro….. dos sa….. e goataria que ficase assim natalya r…. zi….. sera que pode?

  27. Talita Says:

    casei e me arrependi de ter trocado o meu sobrenome, tem como voltar atras???

  28. juu Says:

    duvida da maioria…posso ficar com o sobrenome do meio do esposo, e retirar o meu ultimo?

  29. Mariana Says:

    Posso optar pelo nome do meio do meu noivo e tirar o meu último sobrenome ? e ele pode acrescentar o meu sobrenome do meio e tirar o último? ou se não, eu posso adquirir os dois sobrenomes dele e tirar o meu último sobrenome?

  30. susana Says:

    vou me casar daqui 2 meses.Gostaria de saber se posso retirar parte do meu sobrenome e incluir o no meu noivo.

  31. Josias Pereira Says:

    minha companheira tem o sobre nome do falecido marido ,gostaria de saber se eu casar cm ela se posso acrescentar o sobre nome do falecido q agora esta no nome dela ao meu e deixar o dela sem alteração.

  32. Rosana Miranda da conceição Says:

    Oi Eu tenho dois sobrenomes um da minha mãe e outro do meu pai e vou me casar em julho e queria saber se posso tirar o sobrenome do meu pai e ficar apenas com o da minha mãe e de meu marido?

  33. Carolina Says:

    olá td bem, eu casei faz 2 anos e permaneci com meu nome de solteira, mas agora quero colocar o nome do meu marido. o que devo fazer?

  34. Marilene Barreto Says:

    Meu casamento será só no civil,mas desejo receber alguns amigos e familiares e fazer um coquetel em minha casa.
    Gostaria de sugestões para isso. Aguardo… Mari

  35. Vivian Says:

    Vou me casar em dezembro e me informaram que não é permitido tirar o sobrenome do meu pai e ficar apenas com a do meu esposo, uma vez que tenho apenas um sobrenome.
    Gostaria de saber se há algum jeito de revogar isso, e qual o nome dessa lei para que possa analisar e encontrar uma solução.
    Sempre tive o sonho de ter o nome apenas do meu esposo e meu pai não se opõe a isso. Sem contar que na cultura do meu noivo, a esposa NUNCA mantem o nome de solteira. ;(
    Heeeeeeeeeeeeeelp!

  36. maria raimunda do nascimento Says:

    gostaria de saber se posso tira esse nome raimunda do meu nome e acresentar, vanuza,como sou batizada e conhecida pelos intimos,sofro no trabalho ja passei muita vergonha na escola por ter esse nome as pessoas acham que se trata de uma senhora de idade,so tenho vinte e seis anos acho o nome raimunda horrivel,carrego ele como um peso enorme na minha vida.

  37. Cristiane Says:

    Bom dia! Por favor, gostaria de saber se quando me casar irá mudar o número de minha identidade. Se existe no Brasil algumas regiões como por exemplo, no Sul do país esta mudança. Obrigada. Aguardo retorno.

  38. Gaby Says:

    Oi, eu gostaria de saber se eu posso botar o sobrenome do meu marido como o meu nome do meio em vez de ter-lo como o meu sobrenome. Obrigada!

  39. Erika Araujo Says:

    Olá, sempre tive uma duvida. Ao adotar o sobrenome do marido no casamento. O sobrenome tem que ser necessarialmente o ultimo (sobrenome do pai) ou poder o penultimo (sobrenome da mãe)? Desde já, agradeço

  40. valdirene da conceição de paula Says:

    meu pai se chama Jose de Paula minha mae maria dos reis de paula pior que me deram um nome que eles nunca me chamaram e nem ninguem da familia pois me registraram de Valdirene da conceição de paula e me chamaram a vida toda de Lena eu gostaria de saber se eu posso quando me casar tirar este conceição do meu nome pelo menos para adotar o do meu noivo ficaria assim Valdirene de paula Beato pelo menos isso se nao posso mudar o nome todo que detesto se tirasse pelo menos este conceição ja iria ficar muito mais feliz

  41. valdirene da conceição de paula Says:

    imaginem este me nome me deixa ate constrangida pois as pessoas acham que eu escondo o meu nome quando na realidade ninguem me conhece como Valdirene da conceição de paula pensam que meu nome é helena pois todos me chamam de Lena

  42. valdirene da conceição de paula Says:

    me ajudem !!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. Cissa Says:

    Olá boa tarde!!!
    Bom eu gostaria de saber qual dos dois sobrenomes do meu noivo é mais tradicional e correto eu aderir,se é o da mãe ou o do pai dele,pois a minha sogra quer que eu use só o dela e acho mais tradicional o do meu sogro,não quero por os dois pois meu nome ja é um pouco grande.
    Aguardo retorno
    Att,
    Cissa

  44. DAIANE PRISCILA Says:

    Vou me casar , quero saber se posso acrescentar o nome do meio do meu marido e continuar com o meu nome completo mais o nome do meio do meu esposo?

  45. sebastião araújo Says:

    minha esposa quando casamos retirou um dos sobrenomes e acrescentou o meu. Ela vai trocar os documentos e outras coisas mais. Mas eu gostaria de saber se é preciso trocar a certidão de nascimento?

    Obrigado e aguardo retrono

  46. aila cristina dias Says:

    boa tarde ja sou casada com meu marido e gostaria de adiquirir o sobre nome dele é possivel depois de casada

  47. josiane de morais Says:

    bom meu pai é primo de minha mãe e os sobrenomes do meio deles (MORAIS) são iguais e tenho o teixeira
    odeio o segundo nome e queria tirar sera que posso com as novas leis?
    sendo que tirando ainda ficarei com o sobrenome dos dois …
    mande a resposta pro meu email por favor…

  48. josiane de morais Says:

    bom meu pai é primo de minha mãe e os sobrenomes do meio deles (MORAIS) são iguais e tenho o teixeira
    odeio o segundo nome e vou casar e queria tirar sera que posso com as novas leis?
    sendo que tirando ainda ficarei com o sobrenome dos dois …
    mande a resposta pro meu email por favor…

  49. Suellen Toledo Says:

    Tenho uma dúvida, junto ao meu nome ainda tenho + 2 sobrenomes cumpridos, porém mesmo assim gostaria de colocar o sobrenome do meu futuro marido, porém gostaria de colocar somente o primeiro sobrenome dele e não o último. Isso pode?

  50. Cris Says:

    PARA QUEM QUER VOLTAR AO NOME DE SOLTEIRA SEM SE DIVORCIAR:
    Pessoal, eu consegui voltar ao nome de solteira sem precisar pedir o divórcio. Um advogado fez para mim a petição e eu levei ao cartório onde casei junto com mais alguns documentos exigidos. O processo foi analisado pelo ministério público e o juiz aceitou o pedido. Em pouco menos de dois meses consegui minha nova certidão de casamento com a mudança. Entrem em contato com o cartório em que casaram no setor de retificação para saber o que é necessário levar. Abraços e boa sorte!

  51. Siliane Says:

    no meu caso fiquei com dois Silva no meu nome posso excluir um deles um de batismo o outro e do meu esposo

  52. monica Says:

    Tenho a mesma dúvida da Kellen Silva: olha sou casada e adiquiri o sobrenome do meu marido, so que agora queria tirar ele.
    é possivel fazer isto mesmo estando casada com o mesmo,
    queria ter meu nome de solteira novamente…
    posso ? e como fazer?

  53. Lise Says:

    Olá vou me casar e gostaria de saber se posso acrescentar ao meu nome de solteira, o sobrenome que vem após o nome do meu futuro marido, não o último sobrenome do pai dele.
    E com quanto tempo de antecedencia devo fazer isso?!

  54. Mírian Celli Says:

    olá, me casei a alguns meses e acrescentei o sobrenome do meio do meu marido, só depois percebi que continuamos com nomes diferentes, pois em tudo coloca-se o ultimo nome, passagens aereas, chek-in de hotel, etc, então gostaria de saber se posso acrescentar o ultimo sobrenome dele também ao meu? apesar de que meu nomo vai ficar gigantesco. não mudei ainda meus documentos, só tenho a certidão de casamento atualizada com o sobrenome do meio dele. obrigada

  55. Fernanda Brito Says:

    Quero saber se posso escolher qualquer um dos sobrenomes do meu futuro marido, ou se é o juiz que escolhe.

  56. Anne Says:

    Porque não adotarei nome de casada:

    1 – Altera a identidade personalíssima da pessoa, posso casar e querer continuar o mesmo ser humano que sempre fui.

    2 – Os nomes que temos verdadeiramente é o nosso nome próprio, no meu caso Cleiane e no seu Ivan. Os nossos sobrenomes não são nossos, são de nossos pais.

    3- Considerando o item 2, porque eu acrescentaria na minha identidade valores alheios, de pessoa que já era muitas vezes idosa quando conheci ( no caso de a mulher adotar o sobrenome do marido, acaba usando na verdade o nome do sogro).

    4- Nunca vi um único homem adotar o sobrenome da esposa sem ela adotar o dele, apesar de já ter visto o homem adotar o da esposa e ela o dele. Mas ele isoladamente, nem na internet vi casos.

    5- O item 4 demonstra o machismo desta tradição que meninas jovens, que não refletem sobre seus próprios princípios ou falso moralistas acabam adotando.

    6- Fato que a mulher dos dias de hoje que adota o nome do marido denota uma personalidade dependende e hipócrita. Vai abrir mão de muitas coisas que poderiam ser tranquilamente ser conciliadas com a união e depois acabarem frustradas porque não realizaram seus projetos de vidas e arrependidas por terem optados por ser a mulherzinha ideal para que todos vejam, em vez de ser um ser humano com todas as complexidades, individualidades, capacidade de amar o outro profundamente sem esquecer de se amar também e principalmente um ser humano com idade própria, inclusive de sobrenome.

    7- Tenho pai e mãe. Recebi deles um sobrenome e acho injusto com meus antepassados, minhas gerações, alterar o curso da hisória da família em razão de pessoas outras que não eu mesma! Depois nego vai e diz que pai e mãe é sagrado, mas na hora de relegar suas origens e tirar fora seu sobrenome, esquece este pequeno detalhe.

    8 – Respeito quem faz, embora desconfie ainda que superficialmente não ser essa a melhor escolha.

  57. Angela Says:

    Sou divorciada desde 2008, no divorcio permaneci com o nome de casada, hoje não quero mais ter o sobrenome do meu ex. O que devo fazer? é preciso desarquivar o processo?

  58. Lang Says:

    Olá sou casada a 1 ano, no dia do matrimonio não troquei meu nome, pois pensei na burocracia que teria para trocar tantos documentos, só que hoje estou arrependida. Gostaria de saber se existe possibilidade de acrescentar o sobrenome do meu esposo, e quais são as burocracias?????

  59. claudia Says:

    Tambem fiquei na duvida…. quando o nome da noiva é muito grande?
    Por exemplo, eu tenho dois sobrenomes da minha mae, mais e 1 sobrenome do meu pai e queria ter o sobrenome do meu futuro marido, mas acho que vai ficar um carnaval no meu nome… Nesse caso não poderia excluir pelo menos um dos sobrenomes para incluir o outro?
    Obrigada!

    Leia mais: Casamento: Nome de Casada x Nome de Solteira | Noivinha Feliz http://www.noivinhafeliz.com.br/casamento-civil/casamento-nome-de-casada-x-nome-de-solteira.html#ixzz1l33HWhyK

  60. Flabess Says:

    Sou casada e acrescei o nome do meu marido…só q me arrenpendi porque ficou muito grande e queria tirar e voltar a ter no nome de solteira …isso é possivel?

  61. Flabess Says:

    sem divorciar é claro….mas, odeio do sobrenome que “herdei”

  62. Luciana Says:

    Olá gostaria de saber se posso acrescentar apenas o nome do meio do meu futuro esposo. Por exemplo: meu nome é Luciana Martins e o dele Danilo Guimarães da Silva. Gostaria de saber se posso ficar como Luciana Martins Guimarães, sendo que este é o nome da mãe dele…ou devo acrescentar tudo Luciana Martins Guimarães da Silva?

  63. Noeli Says:

    sou casada e assino atualmente somenteo nome do meu marido,gostaria de saber se posso voltar a ter meu sobrenome de solteira,mesmo permanecendo casada? Se possivel qual é o custo?

  64. paula Says:

    Então, posso me casar sem alterar meu nome de solteira? e nem preciso mudar meus documentos ? isso é muito bom!

  65. Mayanna de Araújo Says:

    Também tive essa dúvida, mês que vem completo 1 ano de casada e só hoje tive vontade de ter o sobrenome do meu esposo no meu, eu posso solicitar depois de 1 ano de casada o sobrenome do meu esposo no meu? O que é preciso fazer?

  66. Neide Pereira Dos Santos Says:

    oi tudo bem?
    olha eu me casei no civil, ha um ano, estou com uma duvida, me falaram que, o sobrenome do meu filho tem que ser igual o meu… pois o meu nome de solteira era : Neide Pereira Dos Santos : agora e Neide Pereira Nunes :
    o nome do meu filho é Victor Nunes Dos Santos. ha algum problema ? por favor me ajude. abraço.

  67. Elaine Says:

    Bom dia, Eu me casei em 2003 e até agora não mudei meus documentos, na ocasião eu retirei meu ultimo nome o do meu pai, agora me arrependo, gostaria de saber se posso inclui-lo novamente, pois fui furtada e terei que tirar outros documentos, gostaria de aproveitar a oportunidade e relugarizar isso tb??? Por favor me responda, não sei onde poderei ter essa informação.
    Grata

  68. VERA Says:

    QUANDO ME CASEI MUDEI MEU NOME COLOQUEI O SOBRENOME DO MEU ESPOSO
    SO QUE EU JA TINHA UM FILHO
    E AGORA VOU MUDAR MEUS DOCUMENTOS
    E MEU FILHO TERA QUE MUDAR O RG DELE TAMBEM ?

  69. Davi Belo Says:

    oi gostaria de saber se minha esposa pode ter meus dois sobrenomes e se tem lei que não inpesa isso porque aqui na minha cidade não consegui fazer isso se você tiver lei manda pra mim por favor é urgente !

  70. Michele Says:

    me casei e continuo com o sobrenome de solteira preciso fazer novos documentos

  71. TÂNIA Says:

    OLÁ, BOM DIA!

    MINHA NORA QUANDO CASR QUER TER O NOME DA SOBRENOME DE MINHA MÃE, PODE?
    ASSIM: ELA É NAIANE DOS SANTOS REIS E MEU FILHO JEIDSON ARNOUD ALVES, ELA QUER QUE O DELA FIQUE ASSIM—> NAIANE REIS ARNOUD
    PODE???

    GRATA, UM ABRAÇO!

  72. Kelly Baptista Says:

    Não queria retirar nenhum sobrenome meu pois minha mãe ficaria chateada pq o Santos é do meu pai e ja coloquei na minha filha, a família do meu marido me criticaria até a separaçao então decidi manter meu nome e acrescentar o do meu marido, caso dia 11 de agosto e vai ficar assim , Kelly T. Baptista Santos Ribeiro! Enormeee mais ta bom! Solucionado, eu acho rs!

  73. Anyara Oliveira Says:

    Olá!

    Vou me casar em breve e gostaria de saber se meu noivo (que tem nome composto) poderá retirar o segundo nome e acrescentar o meu sobrenome antes do sobrenome dele.

    Ex.: Seu nome atual é Diego José Vicente
    Poderia ficar assim: Diego Tamelini Oliveira Vicente???

    Lembrando que o Tamelini Oliveira são meus.

    Obrigada

  74. sarah Says:

    não me casei ainda, mas já deu entrada nos papeis no cartório e não alterei meu nome, agora estou arrependida, posso acrescentar o nome de meu noivo?

  75. debora Says:

    eu já casei a 4 anos mas continuei com o nome de solteira não acrescentei o sobrenome de meu marido mas agora gostaria de ter o sobrenome dele isto é possível?

  76. Regina Says:

    Gostaria de saber me casei e não mudei meu nome agora pensando melhor gostaria de ter o nome do meu marido sera que posso fazer esta alteração

  77. PAULA Says:

    Me casei dia 5 de outubro deste ano , e acrescentei um dos sobrenomes de meu marido , porém me arrependi , porque na verdade gostaria de ter acrescentado os dois sobrenomes dele … tem como mudar ? se tiver , o que devo fazer ? tem que pagar ?

Comente!


website stats